segunda-feira, 2 de abril de 2012

Saúde da população negra é direito, é lei.

Racismo e discriminação fazem mal à saúde
27 de Outubro: Dia Nacional de Mobilização Pró-saúde da População Negra

Enfrentar o racismo, a discriminação racial e suas consequências na saúde; garantir a atenção às doenças e agravos que mais afetam a população negra e lutar pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) são as principais bandeiras da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra
Celebrado desde 2006, o Dia Nacional de Mobilização Pró-saúde da População Negra, é oportunidade para reforçar o combate às desigualdades raciais no acesso à saúde e de promoção da qualidade de vida da população afrodescendente. A data é o ponto de partida para a mobilização que se estende até novembro, quando se comemora o Mês da Consciência Negra.
No Rio de Janeiro, algumas atividades já estão agendadas:
  • Oficina de qualificação do preenchimento do quesito raça/cor, para instrumentalizar e sensibilizar profissionais e gestores de saúde para a implantação da Política Nacional de Equidade em Saúde da População Negra, com ênfase na inserção do quesito raça/cor.
Datas: 26 de outubro e 9, 16, 23 e 30 de novembro
Locais: CAPs 5.3; 4.0; 2.1; 1.0
  • Contação de  histórias que  resgatem a identidade negra para crianças que participam dos Espaços  Lúdicos da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.
Data: 27 de outubro
Local: Clínicas da Família Zilda Anrs e Felipe Cardoso e Unidade de Saúde Sílvio BarbosaMais informações: (21) 22737398
Acesso em: 01/04/2012

POSTADO POR
Ana Carolina, Célia, Eliandra, Janete e Teresa Cristina


Nenhum comentário:

Postar um comentário