Eventos

OFICINA SOBRE DST/AIDS

Estão abertas até terça-feira, dia 03 de abril, as inscrições para a Oficina de Atualização sobre o Enfrentamento da Epidemia DST/HIV/Aids e Hepatites Virais entre HSH, Gays, Travestis, Transexuais e Mulheres, que será realizada dia 12 de abril, de 9h às 17h, na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (Rua México 128/11º Andar, Centro). A iniciativa é promovida pela Gerência de DST, Aids, Hepatites Virais Sangue e Hemoderivados do Estado do Rio de Janeiro e destinada a profissionais de saúde que atuam na área. As inscrições devem ser feitas através do email:
inscricao.oficina.ses@gmail.com. Mais informações: (21) 2333-3843.

FONTE: http://elosdasaude.wordpress.com/tag/politicas-publicas/
Acesso em 31/03/2012

POSTADO POR
Ana Carolina, Célia, Eliandra, Janete e Teresa Cristina


DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL
 

21 de março é considerado o Dia internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. A data resgata os compromissos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que em seu primeiro artigo afirma: “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. A data é oportunidade para incentivar a reflexão sobre o tema e suas implicações com a equidade em saúde.
Para levantar a discussão sobre o tema, a ONU promoveu campanha sobre a relativização de estereótipos:
Saiba mais em:
http://www.un.org/en/ga/durbanmeeting2011/index.shtml
FONTE: http://elosdasaude.wordpress.com/2012/03/21/dia-internacional-para-a-eliminacao-da-discriminacao-racial/
Acesso em 31/03/2012


POSTADO POR
Ana Carolina, Célia, Eliandra, Janete e Teresa Cristina

















O dia 10 de dezembro é celebrado como o Dia Mundial dos Direitos Humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi assinada em 10 de dezembro de 1948, sendo o primeiro documento da história a reconhecer a igualdade entre todos os seres humanos. Embora essa declaração seja muito mais uma recomendação da ONU aos seus países-membros, ela  passou a ser bastante utilizada pelo direito internacional para resolver conflitos que atentem contra os direitos humanos.
Postado por: Ana Carolina
 

Dia 20 de Novembro comemora-se o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Data estabelecida em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi.
Zumbi é considerado o herói negro na luta contra a escravidão no Brasil, e por isso tornou-se o “marco” do Dia Nacional da Consciência Negra, servindo de “modelo”, exemplo pro movimento negro.
Zumbi é a personalidade que representa a saga dos negros africanos que viveram sob condições subumanas durante o regime escravocrata do período do Brasil Colônia, condizendo a data do Dia Nacional da Consciência Negra com o dia da morte do Zumbi, 20 de novembro de 1665.
Esta data marca a luta de igualdade, de maiores oportunidades, inclusão social e de indignação e aversão ao preconceito racial que, ainda, persiste nos dias de hoje em nossa sociedade.

"Para que a nação brasileira consiga se abrir
para um novo caminho e uma nova direção
na constituição de uma sociedade
verdadeiramente democrática e inclusiva de todos,
superando o “sortilégio da cor”,
o fetichismo das feições
e o essencialismo racial."
Carlos Moore Wedderburn
Postado por: Ana Carolina
OUTUBRO ROSA




O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata as mulheres em todo o mundo, sendo importante um diagnóstico precoce da doença para um eficaz tratamento.
Internacionalmente vem acontecendo no mês de outubro um movimento que consiste em embelezar com tom de rosa monumentos e locais históricos de vários locais do mundo com o intuito de demonstrar de modo belo e feminino a importância da luta contra o câncer de mama.
Este movimento ficou conhecido como Outubro Rosa, o que remete ao laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e ao mês nacional de prevenção do câncer, que deve ser lembrado e levado a sério em todos os meses do ano, mas que tem seu destaque neste mês em especial.
 Opera House - Sydney, Austrália

 Casa Branca - Washington, EUA

 Cristo Redentor - Rio de Janeiro, RJ

Ópera de Arame - Curitiba, PR
Fonte: http://www.ctopetropolis.com.br/outubrorosa.htm

No Brasil, o câncer de mama é a neoplasia mais incidente na população feminina, com exceção dos tumores de pele não melanoma, com estimativa para este  ano  de 49 casos novos a cada 100.000 mulheres. Das regiões brasileiras, o Sudeste é a região com maior incidência (65/100 mil) deste tipo de câncer (INCA, 2010).
O município de Alegre é constituído por uma população de 31.151 habitantes, sendo que 50,29% desta são do sexo feminino. Do total de mulheres do município, 15.667, 38,02% apresentam mais de 40 anos (DATASUS, 2009), sendo a idade que a partir da qual o câncer de mama apresenta incidência crescente, rápida e progressiva (INCA, 2010).
As ações de prevenção do câncer de mama já são rotina no trabalho das equipes de saúde da atenção primária, entretanto existem dificuldades para a adesão das mulheres ao exame regular das mamas, o qual é contributivo para a detecção precoce do câncer mamário. Desta forma, o município de Alegre-ES aderiu-se ao movimento internacional denominado “Outubro Rosa” através de estratégias de sensibilização da população  para reconhecer a necessidade de se submeter frequentemente as medidas de diagnóstico precoce do câncer de mama.
Em 2010, no município de Alegre, o evento ocorreu na Casa Rosa, centro ginecológico e obstétrico do município de Alegre, no dia 28 de outubro e contou com um número considerável de mulheres, que puderam receber orientações sobre o câncer de mama, realizar o exame clínico, aprender o auto-exame e de acordo com o exame clínico ou acima de 40 anos, receber o pedido da mamografia.
Outubro Rosa - Casa Rosa 2010 (Fonte: arquivo pessoal)
 Outubro Rosa - Casa Rosa 2010 (Fonte:arquivo pessoal) 
 Autoria: A.C.A.D.C.

POSTADO POR: Teresa Cristina

2ª OFICINA DE JONGO DO ESPÍRITO SANTO



O Jongo consiste numa manifestação cultural essencialmente rural diretamente associada à cultura africana no Brasil e que influiu poderosamente na formação do samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo, sendo este tombado como  bem Patrimonial Imaterial desde 2005.
No sul do estado o município de Alegre foi escolhido para sediar as reuniões que discutiram sobre a questão do Jongo no Espírito Santo e serviram para firmar parcerias entre as entidades governamentais e ONGS de forma a viabilizar as oficinas que serão ministradas neste ano.
As oficinas comunitárias do Jongo no Sul do Estado também terão como sede o município de Alegre, enquanto no Norte do estado, a cidade de São Mateus foi a selecionada.
As oficinas irão acontecer no mês de outubro, na datas de 21, 22 e 23, abordando as temáticas: Cultura Negra e Identidade Negra, Culinária Afro, Confecção de instrumentos, Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, Oficina Articular, Oficina Mobilização e Oficinas para as crianças. Na oportunidade, uma média de 180 pessoas participarão das oficinas.

2011: 3ª CNPM - CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES


 

A trajetória das Conferências refletem a luta das mulheres Brasileiras. O processo tem sido um rico exercício de democracia, de diálogo e de cooperação, vivenciado tanto pela sociedade civil quanto pelos governos que tem resultado em importantes avanços na perspectiva de concretizar políticas públicas para as mulheres.

A   Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi  realizada de 15 a 17 de julho de  2004 em  Brasília, pouco  mais  de  um  ano  após  a  criação da  Secretaria  de   Políticas para as Mulheres.  Ela  foi  convocada  com  o objetivo   de  propor  diretrizes  para  a  fundamentação  do I Plano  Nacional de Políticas para as Mulheres.

A CNPM  realizada de18  à  20  de  agosto  de 2007, reafirmou  os princípios e   diretrizes   definidos   na  1ª Conferência  e  aprofundou  os  temas  a serem
incorporados  no  II Plano que foi organizado em 11 eixos que representam as principais áreas de preocupação levantados pelas mulheres nas Conferências.

O    Decreto   Presidencial  de  15  de março de 2011, assinado pela Presidenta
Dilma Rousseff, convocou a 3ª Conferência Nacional de Políticas  para as Mulheres que acontecerá em Brasília, de 12 a 14 de dezembro.

A 3ª Conferência tem  por objetivo discutir e elaborar políticas públicas voltadas
à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania das mulheres no Brasil.

Um dos pontos do temário da 3ª Conferência é a definição de prioridades de políticas para o próximo período, tendo como base a avaliação, atualização e aprimoramento das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, sua execução e impactos.

O temário proposto para a 3ª CNPM deverá ser discutido considerando a realidade municipal e estadual, na perspectiva da definição de uma  plataforma
de políticas para as mulheres no seu âmbito, e tendo como objetivo a criação e fortalecimento de organismos de políticas públicas para as mulheres.
A    CNPM    será   realizada   em   três     etapas   obedecendo  ao  seguinte cronograma:

I - Etapa Municipal e/ou Regional – de 1º de julho a 31 de agosto de 2011;
II - Etapa Estadual – de 1º de setembro a 31 de outubro de 2011;
III - Etapa Nacional – de 12 a 14 de dezembro de 2011.


O município de Alegre realizará sua segunda conferência no dia 31 de agosto no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. A primeira foi realizada em 2007, em parceria com os demais municípios da região do Caparaó.


   I SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO EM  DIREITOS HUMANOS


CONVITE
O Centro de Defesa dos Direitos Humanos Regional Sul “Pedro Reis” e o  Movimento Nacional de Direitos Humanos do Espírito Santo – MNDH-ES, tem a honra de CONVIDAR  V.Sª, para participar do I SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO EM  DIREITOS HUMANOS, com a participação de diversas organizações e  presenças de autoridades públicas local e estadual.
O Encontro é um espaço que reúnem diversos atores, propicia intercâmbio de experiências, potencializa as demandas da sociedade civil e a avaliação das diversas ações implementadas em nível local, regional e nacional. Nele ainda se identificam os principais desafios  de ações  para o  dia a dia.
Aspiramos e contamos com a participação dessa instituição comprometida com a efetivação dos direitos humanos em nossa cidade e estado nesse momento tão importante.
O evento acontecerá dia  30 de julho de 2011, dàs 8hs às 17hs, na Plenário da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim – ES
Contamos com a presença e renovamos nossas cordiais saudações.

Atenciosamente;

Aristides Fonseca Filho
Pela Coordenação do CDDH Pedro Reis



Programação do Seminário de Sensibilização



08:00  às 10:00h -  Exposição e debates - parte da manhã   Pedro Bussinger              

a) Os conceitos fundamentais dos Direitos Humanos;
b) Aspectos Políticos e Institucionais
c) Organização Social e Luta Política
d) A Relação Estado e Sociedade em Perspectiva Estratégica na
 Garantia dos Direitos

10h00 minh às 12:00h – Exposição e debates

A Luta pelos Direitos Humanos no ES; O Plano Nacional de Direitos Humanos e a Organização Social;


12:00h às 13:00h - Intervalo para Almoço

13:00 às 14:00h Mesa de debate na parte da tarde  com as  lideranças

a) A conjuntura Política  Estadual – a Confirmar
b) A Conjuntura Municipal – Professor e Historiador – José Pontes 


 14:00h às 15:00h - Mesa de debate final com lideranças locais

1.Os desafios para as Organizações; Aspectos Políticos e Institucionais; Organização Social e Luta Política; A Relação Estado e Sociedade em Perspectiva Estratégica na Garantia dos Direitos.
Pedro Bussinger

2. A Luta pelos Direitos Humanos no ES; O Plano Nacional de Direitos Humanos e a Organização Social;

3. As lutas sociais e a afirmação histórica dos direitos;
A relação Estado e Sociedade na afirmação dos direitos;
Fonte: crp16-2@crp16.org.br